TÍTULO:
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ROTEIRO PARA UMA AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL
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Tipo de Recurso:
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Roteiros de Aula
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Eixo Temático:
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Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais
variados em Língua Estrangeira
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Tópico:
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Tema 2 - Produção textual
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Habilidade:
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Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros textuais
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Duração:
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xx
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Tipo de Atividade:
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Aula pratica
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Palavras-chave:
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Produção textual - escrita como processo colaborativo - gêneros
textuais diferentes
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Autor:
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Reinildes Dias
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E-mail:
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reinildes@gmail.com
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Data de Criação:
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13/06/2009
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Status:
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Final
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Produção textual em inglês
É essencial ainda que o aluno seja
incentivado a escrever textos que atendam a funções comunicativas variadas em
gêneros diferentes, de modo a perceber a produção textual como uma prática
social de interlocução comum do dia-a-dia, distanciando-se da noção de produzir
textos simplesmente para cumprir uma tarefa escolar. Devem ser priorizados os
gêneros que já fazem parte do cotidiano do aluno pelas práticas de leitura e
produção de textos em língua materna e aqueles que é chamado a realizar pela
escrita por meio da língua estrangeira.
Recomenda-se que a tarefa de
escrita corresponda a situações reais de interlocução e que contenha
especificações relativas às condições de produção: a que gênero
pertence o texto que vai ser produzido, incluindo sua função comunicativa
básica; o contexto e o público-alvo aos quais o texto será dirigido; o ponto de
vista sob o qual se vai escrever, onde e quando o texto será publicado. O
professor de língua estrangeira poderá submeter as propostas de tarefas de
escrita que elabora para o seu contexto de ensino a estas perguntas: (Quem
escreve? Sobre o que? Para quem? Para que? Quando? De que
forma? Onde?), de modo a verificar se especificou com clareza as condições
de produção sob as quais o aluno vai produzir seus textos.
Gêneros sugeridos para o Ensino Médio
Como os alunos deste nível de ensino não vivenciaram experiências
produção de textos no Ensino Fundamental na perspectiva teórico-metodológica da
Proposta Curricular atual, sugerimos que o professor faça suas escolhas entre
os citados abaixo.
Atenção: primeiro, o aluno deve ler vários
textos do gênero que vai produzir. Assim que se apropriar das características
dos gêneros, ele pode, então, ser incentivado a produzi-lo.
Listas (http://listverse.com/ ),
Convites (http://www.celebrateinvitations.com/),
Perfis de celebridades (http://www.galleryofcelebrities.com/)
Anúncios publicitários:
Paródias de Letras de música (http://www.lyrics.com/)
Sinopses de filmes (http://www.imdb.com/)
Sugere-se que uma aula de escrita se
componha das seguintes etapas:
Etapa 1: Pré-escrita
1.1. Levantamento de idéias (brainstorming)
Com base nas condições de
produção especificadas para a tarefa de escrita, o aluno terá a
oportunidade de discutir sobre o tema e o gênero do texto que vai produzir –
discussões em grupos, acesso à Internet, leituras, atividades de compreensão
escrita ou oral que precederam a tarefa de produção de textos podem ser úteis
nesta etapa de levantamento de idéias.
1.2. Planejamento
(plano textual)
Sugere-se que o aluno produza o
seu plano textual (um esquema do que pretende escrever) com base no
levantamento de idéias feito na etapa anterior e nas condições de produção
especificadas para a tarefa de escrita com a qual se encontra envolvido. É
essencial que o aluno incorpore a noção de que o planejamento é uma etapa
importante que pode contribuir para a produção de um texto claro, coerente e
bem organizado, em função do gênero textual e dos objetivos de escrita.
Etapa 2: O processo de escrita:
Primeiro rascunho — Revisão — Segundo rascunho — Revisão etc. — Edição final e “publicação”
Esta é a etapa mais especificamente
ligada ao processo cíclico da produção do texto (Fig. 6) que
inclui as múltiplas revisões feitas pelos próprios colegas. Duplas podem ser
formadas de modo que um aluno revise o trabalho do outro, ao longo da produção
textual e cada dupla deve ser incentivada a discutir sobre as revisões
sugeridas, sendo que as refacções devem ser efetuadas.
Recomenda-se que o professor e a
turma estabeleçam os critérios para as revisões — é essencial que elas se
centrem não só nas características textuais: organização, coerência, coesão,
clareza, usos adequados dos articuladores de idéias, seleção adequada do léxico
e dos recursos gráficos, como também nos aspectos de correção gramatical, em
função das condições de produção estabelecidas para a tarefa de escrita. É
importante que o aluno incorpore a noção de que o texto se aperfeiçoa ao longo
do processo de rascunhos sucessivos, discussões, reflexões e reescritas até a
versão final.
O aluno pode usar editores de texto e
programas de apresentação para facilitar e respaldar o trabalho de produção e
edição de textos. Deverá ser incentivado a compor seus textos com as
características gráficas próprias do gênero textual que está produzindo
(o layout de um artigo de opinião é diferente do de uma
resenha ou do de um folder, por exemplo). Ao fazer uso dos recursos
básicos de diagramação (configuração de página, tipologia variada, recursos
gráficos e visuais), é possível ao aluno produzir um layout para
o seu texto muito semelhante ao do layout do gênero tal como ele se
apresenta nos diferentes suportes (jornais, revistas, livros etc) em situações
reais de comunicação.
Os programas de verificação
ortográfica, os de gramática e os dicionários on-line são
outros recursos da tecnologia que também podem ser usados durante o processo de
produção textual. Sugere-se que o aluno seja incentivado a fazer uso de
dicionários de sinônimos, de gramáticas normativas, de anotações de sala de
aula como recursos de apoio ao seu trabalho de escrita, mesmos em
situações formais de avaliação.
É essencial que o texto produzido
seja socializado por meio de “publicações” que podem ser feitas no mural da
sala, em portafólios individuais, nos sites da turma etc. Os
cartões postais, as cartas ou bilhetes produzidos podem ser enviados aos seus
destinatários; as entrevistas podem ser “realizadas” por meio de atividades de
“faz de conta” (role play); os cartazes podem ser afixados pelos
corredores da escola etc. O importante é que o aluno-produtor de texto perceba
que o seu texto atendeu às suas funções comunicativas básicas ao ser lido por
um leitor que o fez funcionar lingüística e tematicamente no processo de
construção de sentidos.
Etapa 3: Pós-escrita
Esta etapa é dedicada a reflexões e
sistematizações não só sobre as características próprias de cada um dos gêneros
textuais produzidos em sala, como também sobre os aspectos gramaticais relacionados
a tais textos, visando, principalmente, ao desenvolvimento do conhecimento
textual e do léxico- sistêmico (os mecanismos de coesão, os articuladores de
idéias, os modalizadores estão, por exemplo, entre os aspectos que precisam ser
sistematizados numa abordagem de ensino que vê a escrita como processo).
1 comentários:
I liked this script for the production of texts in english. I'll use in my classes. Thanks a lot for idea. Write more about this. Congratulations!
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