Roteiro para produção de texto em inglês



TÍTULO:
ROTEIRO PARA UMA AULA DE PRODUÇÃO TEXTUAL 





Tipo de Recurso:
Roteiros de Aula 
Eixo Temático:
Recepção e Produção de Textos Orais e Escritos de Gêneros Textuais variados em Língua Estrangeira 
Tópico:
Tema 2 - Produção textual 
Habilidade:
Produzir textos coesos e coerentes de diversos gêneros textuais 
Duração:
xx 
Tipo de Atividade:
Aula pratica 
Palavras-chave:
Produção textual - escrita como processo colaborativo - gêneros textuais diferentes 
Autor:
Reinildes Dias 
E-mail:
reinildes@gmail.com 
Data de Criação:
13/06/2009 
Status:
Final 



Produção textual em inglês

É essencial ainda que o aluno seja incentivado a escrever textos que atendam a funções comunicativas variadas em gêneros diferentes, de modo a perceber a produção textual como uma prática social de interlocução comum do dia-a-dia, distanciando-se da noção de produzir textos simplesmente para cumprir uma tarefa escolar. Devem ser priorizados os gêneros que já fazem parte do cotidiano do aluno pelas práticas de leitura e produção de textos em língua materna e aqueles que é chamado a realizar pela escrita por meio da língua estrangeira.

Recomenda-se que a tarefa de escrita corresponda a situações reais de interlocução e que contenha especificações relativas às condições de produção: a que gênero pertence o texto que vai ser produzido, incluindo sua função comunicativa básica; o contexto e o público-alvo aos quais o texto será dirigido; o ponto de vista sob o qual se vai escrever, onde e quando o texto será publicado. O professor de língua estrangeira poderá submeter as propostas de tarefas de escrita que elabora para o seu contexto de ensino a estas perguntas: (Quem escreve? Sobre o que? Para quem? Para que? Quando? De que forma? Onde?), de modo a verificar se especificou com clareza as condições de produção sob as quais o aluno vai produzir seus textos.


Gêneros sugeridos para o Ensino Médio
Como os alunos deste nível de ensino não vivenciaram experiências produção de textos no Ensino Fundamental na perspectiva teórico-metodológica da Proposta Curricular atual, sugerimos que o professor faça suas escolhas entre os citados abaixo.


Atenção: primeiro, o aluno deve ler vários textos do gênero que vai produzir. Assim que se apropriar das características dos gêneros, ele pode, então, ser incentivado a produzi-lo.




Perfis de celebridades (http://www.galleryofcelebrities.com/)

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Paródias de Letras de música (http://www.lyrics.com/)

Sinopses de filmes (http://www.imdb.com/)



Sugere-se que uma aula de escrita se componha das seguintes etapas:

Etapa 1: Pré-escrita
1.1. Levantamento de idéias (brainstorming)
Com base nas condições de produção especificadas para a tarefa de escrita, o aluno terá a oportunidade de discutir sobre o tema e o gênero do texto que vai produzir – discussões em grupos, acesso à Internet, leituras, atividades de compreensão escrita ou oral que precederam a tarefa de produção de textos podem ser úteis nesta etapa de levantamento de idéias.
1.2. Planejamento (plano textual)
Sugere-se que o aluno produza o seu plano textual (um esquema do que pretende escrever) com base no levantamento de idéias feito na etapa anterior e nas condições de produção especificadas para a tarefa de escrita com a qual se encontra envolvido. É essencial que o aluno incorpore a noção de que o planejamento é uma etapa importante que pode contribuir para a produção de um texto claro, coerente e bem organizado, em função do gênero textual e dos objetivos de escrita.
Etapa 2: O processo de escrita: Primeiro rascunho — Revisão — Segundo rascunho — Revisão etc. — Edição final e “publicação”
Esta é a etapa mais especificamente ligada ao processo cíclico da produção do texto (Fig. 6) que inclui as múltiplas revisões feitas pelos próprios colegas. Duplas podem ser formadas de modo que um aluno revise o trabalho do outro, ao longo da produção textual e cada dupla deve ser incentivada a discutir sobre as revisões sugeridas, sendo que as refacções devem ser efetuadas.
Recomenda-se que o professor e a turma estabeleçam os critérios para as revisões — é essencial que elas se centrem não só nas características textuais: organização, coerência, coesão, clareza, usos adequados dos articuladores de idéias, seleção adequada do léxico e dos recursos gráficos, como também nos aspectos de correção gramatical, em função das condições de produção estabelecidas para a tarefa de escrita. É importante que o aluno incorpore a noção de que o texto se aperfeiçoa ao longo do processo de rascunhos sucessivos, discussões, reflexões e reescritas até a versão final.
O aluno pode usar editores de texto e programas de apresentação para facilitar e respaldar o trabalho de produção e edição de textos. Deverá ser incentivado a compor seus textos com as características gráficas próprias do gênero textual que está produzindo (o layout de um artigo de opinião é diferente do de uma resenha ou do de um folder, por exemplo). Ao fazer uso dos recursos básicos de diagramação (configuração de página, tipologia variada, recursos gráficos e visuais), é possível ao aluno produzir um layout para o seu texto muito semelhante ao do layout do gênero tal como ele se apresenta nos diferentes suportes (jornais, revistas, livros etc) em situações reais de comunicação.
Os programas de verificação ortográfica, os de gramática e os dicionários on-line são outros recursos da tecnologia que também podem ser usados durante o processo de produção textual. Sugere-se que o aluno seja incentivado a fazer uso de dicionários de sinônimos, de gramáticas normativas, de anotações de sala de aula como recursos de apoio ao seu trabalho de escrita, mesmos em situações formais de avaliação.
É essencial que o texto produzido seja socializado por meio de “publicações” que podem ser feitas no mural da sala, em portafólios individuais, nos sites da turma etc. Os cartões postais, as cartas ou bilhetes produzidos podem ser enviados aos seus destinatários; as entrevistas podem ser “realizadas” por meio de atividades de “faz de conta” (role play); os cartazes podem ser afixados pelos corredores da escola etc. O importante é que o aluno-produtor de texto perceba que o seu texto atendeu às suas funções comunicativas básicas ao ser lido por um leitor que o fez funcionar lingüística e tematicamente no processo de construção de sentidos.
Etapa 3: Pós-escrita
Esta etapa é dedicada a reflexões e sistematizações não só sobre as características próprias de cada um dos gêneros textuais produzidos em sala, como também sobre os aspectos gramaticais relacionados a tais textos, visando, principalmente, ao desenvolvimento do conhecimento textual e do léxico- sistêmico (os mecanismos de coesão, os articuladores de idéias, os modalizadores estão, por exemplo, entre os aspectos que precisam ser sistematizados numa abordagem de ensino que vê a escrita como processo).



1 comentários:

Arão Correia disse...

I liked this script for the production of texts in english. I'll use in my classes. Thanks a lot for idea. Write more about this. Congratulations!

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