|
Letra de Música -
We are the world
Desenvolvimento: Observar e seguir
as diretrizes a seguir:
1 - Pré-leitura (ativação do
conhecimento anterior sobre o tema do texto)
O professor deve sondar os alunos
sobre quem conhece a música "We are the world". Deve abordar
assuntos sobre as catástrofes, como a fome na Etiópia em 1991 e o
terremoto no Haiti, a tsunami na Indonésia. Falar sobre a importância de
ajudarmos uns aos outros, e sobre a globalização, que faz com que os países
se unam para ajudar na reconstrução dos que estão em apuros. Perguntar e
discutir sobre a fome na Etiópia entre 1991 e 1992 e sobre o show
USA for Africa. Sondar sobre a sigla USA for Africa. "O que significa a
sigla USA?" Explicar que USA for Africa significa UNITED SUPORT OF
ARTISTS for Africa, mas que à época, foi também entendido por muitos como
UNITED STATES OF AMERICA FOR Africa, por ter sido gravado nos Estados Unidos
por um grupo de cantores, em sua maioria- senão todos, americanos.
2. Compreensão geral: . Apresentar
a letra da música "We are the world". A letra pode ser encontrada
no siteletras.terra.com.br . Pedir que os alunos identifiquem termos e expressões que possam
"dar sinais" do tema tratado no texto. Fazer um
"brainstormimg" dos termos e palavras sugeridas, escrevendo-as no
quadro e discutindo uma a uma, a relação que têm com o tema geral.
3. Compreensão de pontos
principais: Pedir que os alunos, a partir dos ítens lexicais, como os verbos
e as expressões de sentido figurado, de modo a construir um sentido mais
detalhado do texto da música, levando em consideração o conhecimento prévio
dos mesmos sobre o assunto.
4. Compreensão detalhada:
Distribuir partes da letra da música para serem trabalhadas em grupos. Cada
grupo fica com uma parte para discutirem e escreverem a sua versão,
destacando os aspectos lexicais encontrados em cada parte. Depois de
uns vinte minutos, cada grupo deverá relatar o que foi discutirdo pelo grupo
para todos os colegas.
5. Pós-leitura: Apresentar o clip da música "We are the
world", que pode ser encontrado no site youtube.com. Apresentar também a
regravação para ajudar o Haiti: We are the world for Haiti 2010. Discutir com
os alunos sobre a mudança na letra da música original, comparando-a com a
regravação de 2010. Fazer com que os alunos leiam a letra, antes de
acompanharem a música. Depois fazer com que cantem, acompanhando os clips.
Produção oral:
Pré-produção : Os alunos deverão escolher
os cantores que participaram das apresentações do projeto We are the World
for Haiti 2010 ; e elaborarem perguntas e respostas que serão dramatizadas.
Produção: Role Play: Os
alunos deverão dramatizar entrevistas com os cantores que participaram do
projeto We are the World for Haiti 2010. Podem fazer a dramatização em
horário extra-classe e filmar a entrevista, que será
posteriormente apresentada para a turma. Podem até se vestirem
caracterizados de acordo com o personagem que representam na entrevista. Cada
grupo que vai produzir, deve escolher um ou dois cantores para fazerem a
dramatização. A criatividade pode ser estimulada, podendo haver até
mesmo um toque de "humor" nas performances.
Devemos lembrar de pronunciar
corretamente as palavras trabalhadas nas entrevistas.
|
0 comentários:
Postar um comentário