Roteiro compreensão oral e escrita da música We are the world


TÍTULO:
COMPREENSÃO ORAL E ESCRITA DE LETRA DA MÚSICA. 





Tipo de Recurso:
Roteiros de Aula 
Eixo Temático:
Recepção e produção de textos orais e escritos de gêneros textuais variados em língua estrangeira 
Tópico:
Tópicos 1 e 2 ( tema 1 ); Tópicos 50, 51 e 52 (tema 9) 
Habilidade:
1.1; 1.2 ; 2.1 ; 50.1; 51.1; 52.1 
Duração:
03 aulas 
Tipo de Atividade:
Aula pratica 
Palavras-chave:
Compreensão Escrita ; Produção Oral ; letra de música, entrevista  
Autor:

E-mail:

Data de Criação:
31/03/2010 
Status:
Final 

Letra de Música - We are the world

Desenvolvimento: Observar e seguir as diretrizes a seguir:

1 - Pré-leitura (ativação do conhecimento anterior sobre o tema do texto)
O professor deve sondar os alunos sobre quem conhece a música "We are the world". Deve abordar assuntos sobre as catástrofes, como a fome na Etiópia em 1991 e o terremoto no Haiti, a tsunami na Indonésia. Falar sobre a importância de ajudarmos uns aos outros, e sobre a globalização, que faz com que os países se unam para ajudar na reconstrução dos que estão em apuros. Perguntar e discutir sobre a fome na Etiópia entre 1991 e 1992 e sobre o show USA for Africa. Sondar sobre a sigla USA for Africa. "O que significa a sigla USA?" Explicar que USA for Africa significa UNITED SUPORT OF ARTISTS for Africa, mas que à época, foi também entendido por muitos como UNITED STATES OF AMERICA FOR Africa, por ter sido gravado nos Estados Unidos por um grupo de cantores, em sua maioria- senão todos, americanos.

2. Compreensão geral: . Apresentar a letra da música "We are the world". A letra pode ser encontrada no siteletras.terra.com.br . Pedir que os alunos identifiquem termos e expressões que possam "dar sinais" do tema tratado no texto.   Fazer um "brainstormimg" dos termos e palavras sugeridas, escrevendo-as no quadro e discutindo uma a uma, a relação que têm com o tema geral.

3. Compreensão de pontos principais: Pedir que os alunos, a partir dos ítens lexicais, como os verbos e as expressões de sentido figurado, de modo a construir um sentido mais detalhado do texto da música, levando em consideração o conhecimento prévio dos mesmos sobre o assunto.

4. Compreensão detalhada: Distribuir partes da letra da música para serem trabalhadas em grupos. Cada grupo fica com uma parte para discutirem e escreverem a sua versão, destacando os aspectos lexicais encontrados em cada parte.  Depois de uns vinte minutos, cada grupo deverá relatar o que foi discutirdo pelo grupo para todos os colegas.

5. Pós-leitura:  Apresentar o clip da música "We are the world", que pode ser encontrado no site youtube.com. Apresentar também a regravação para ajudar o Haiti: We are the world for Haiti 2010. Discutir com os alunos sobre a mudança na letra da música original, comparando-a com a regravação de 2010. Fazer com que os alunos leiam a letra, antes de acompanharem a música. Depois fazer com que cantem, acompanhando os clips.

Produção oral:

Pré-produção : Os alunos deverão escolher os cantores que participaram das apresentações do projeto We are the World for Haiti 2010 ; e elaborarem perguntas e respostas que serão dramatizadas.
Produção:  Role Play: Os alunos deverão dramatizar entrevistas com os cantores que participaram do projeto We are the World for Haiti 2010. Podem fazer a dramatização em horário extra-classe e filmar a entrevista, que será posteriormente  apresentada para a turma. Podem até se vestirem caracterizados de acordo com o personagem que representam na entrevista. Cada grupo que vai produzir, deve escolher um ou dois cantores para fazerem a dramatização. A criatividade pode ser estimulada, podendo haver até mesmo um toque de "humor" nas performances.  
Devemos lembrar de pronunciar corretamente as palavras trabalhadas nas entrevistas.


0 comentários:

Postar um comentário