Inclusão Nas Aulas de Inglês
( Indicado para 6º ano, podendo ser adaptado para outros anos.)
Alguns materiais sobre inclusão postados no Blog foram elaborado na fonte LIBRAS e se vocês não tiverem esta fonte instalada no seu computador não conseguirão visualizar o material na Linguagem Brasileira de Sinais.
Portanto estou disponibilizando a fonte para que vocês possam baixá-la e instalá-la.
Siga as instruções abaixo quando clicar no link para baixar a fonte LIBRAS.
- Quando você clicar sobre o link abrirá uma nova página que certamente mostrará uma mensagem dizendo: "Não foi possível gerar uma visualização do documento. Tente novamente mais tarde." ou ainda: "clique aqui para baixar o arquivo original"(nesse caso clique no local indicado)
Não se assuste! Tá tudo certo! Continue o procedimento.
- Clique na seta para download no canto superior esquerdo da tela. Vai carregar a mesma página mas se você observar nos seus downloads verá que o arquivo " FonteLibras.ttf " estará lá.
- vá nos seus downloads, localize o arquivo FonteLibras.ttf mas não abra.
- vá nos seus downloads, localize o arquivo FonteLibras.ttf mas não abra.
- Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e copie.
- Vá no painel de controle do seu computador, procure o ícone "Fontes" e abra-o. Cole o arquivo FonteLibras.ttf dentro desta pasta "Fontes".
- Vá no painel de controle do seu computador, procure o ícone "Fontes" e abra-o. Cole o arquivo FonteLibras.ttf dentro desta pasta "Fontes".
- Quando você digitar um arquivo no word ou pps você pode selecionar a fonte para LIBRAS2001 (Datilologia) como você faz pra selecionar "Arial", "Times New Roman", dentre outros.
- Lembre-se que para visualizar o material de inclusão postado no blog você precisará ter esta fonte no seu PC.
- Lembre-se que para visualizar o material de inclusão postado no blog você precisará ter esta fonte no seu PC.
__________________________________
Proposta
de atividades
O desafio atual na
educação dos surdos tem sido buscar material visual que contribua para a
aprendizagem da língua escrita deles.
As atividades propostas
oferecem aos alunos surdos a oportunidade de participar da aula, interagindo com
ouvintes, de modo que tenham acesso ao conteúdo.
Como os surdos
frequentam o ensino regular, a turma é composta por surdos e ouvintes. Desse
modo, todos precisam ter acesso ao conteúdo. As atividades propostas permitem a
participação de ambos. O conteúdo contemplado será as cores em inglês.
Os recursos utilizados
serão cartões previamente preparados para a apresentação da cores, como
sugerido no exercício abaixo, bem como, jogo da memória em cartões. Folhas
impressas com as atividades elaboradas o fornecidas nessa página.
Durante a aula, haverá
momentos em que será necessário um ambiente calmo e tranquilo para a aquisição
da forma escrita do vocabulário por parte dos surdos. Os alunos ouvintes não
terão acesso, nessa aula, a forma escrita, desenvolverão as atividades associando
a escrita com o som das palavras. No decorrer da aula serão desenvolvidas
atividades em duplas e em grupos também, interagindo os surdos com os ouvintes.
O trabalho com as cores
não deve ficar só nisso. É importante que o aluno surdo tenha material do
conteúdo escrito, com atividades ilustradas e sinalizadas que o coloquem em
contato com a língua escrita. É necessário explorar também o conteúdo
trabalhado em situações de vivência, contextualizando o conteúdo.
As atividades propostas
serão desenvolvidas com o número real de alunos surdos e ouvintes presentes na
sala de aula. Com um número menor de alunos nessas turmas os resultados seriam
melhores, pois haveria mais tempo para repetições e acompanhamento individualizado.
De início, para a
apresentação do vocabulário o professor deve preparar cartões com as cores a
serem ensinadas. No verso dos cartões deve-se escrever o nome da cor em inglês,
de modo que o professor irá, estrategicamente, colocar os alunos surdos nas primeiras
carteiras. O professor levantará o cartão com a cor desejada, pronunciará o
nome da cor em inglês e os ouvintes repetirão em inglês. Para os alunos surdos,
o professor oferecerá o verso do cartão com o nome da cor escrita em inglês. O
aluno surdo precisa de estratégias visuais para aprender a escrita das
palavras.
Após várias vezes
repetidas e mostradas as palavras, o professor organizará a turma em duplas e
orientará para que perguntem e respondam:
What´s your favorite color?
My favorite color is
............
e, com os surdos, se
houver a presença de intérprete, pode ser em sinais, ou datilológico:
O professor, na
seqüência apresenta um jogo da memória, preparado anteriormente, com as cores e
o nome delas em inglês, que pode ser desenvolvida em grupos maiores misturando
os surdos com os ouvintes e, por último apresenta a atividade escrita, abaixo
proposta, que pode ser feita como tarefa de casa.
Esta atividade também
poderá ser destinada aos ouvintes que irão localizar os nomes das cores em
inglês e depois escrevê-las ao lado:
Para a avaliação do
conteúdo a sugestão seria avaliar solicitando produção de cartazes, painéis com os nomes das cores
relacionando gravuras que indiquem essas cores. Em seguida, com a ajuda do
intérprete, pedir aos alunos surdos que elaborem frases descrevendo o que tem
nas gravuras. O professor escreve em inglês as frases no quadro. Os ouvintes
praticam lendo-as. Todos anotam em seu caderno.
Em breve publicarei os Flash Cards que confeccionei na datilologia (LIBRAS) para servir de suporte e sugestão de atividade com outros conteúdos e temas do CBC de Língua Inglesa.
See you soon!!!
Kisses
4 comentários:
Oi. Bom dia. Muito boa a sua iniciativa. Estou tentsndo utilizar seus flashcards em libras .mas não condigo abrir.
amei tudo! principalmente as fontes! obrigada! encantada com seu trabalho! parabéns!
Olá Luciene!
Desculpe a demora em responder.
Estive afastada do inglês e não vi sua postagem.
Vc conseguiu solucionar o problema?
Estou a disposição no whatsapp 35988004141
Bjs
Olá, Teacher!?
Muito tempo sem resposta, né?
Me conta como andam os trabalhos por aí!
Fiquei afastada do onglês um tempo, por isso não respondi.
Estou à disposição pelo whatsapp 35988004141
Kisses.
Postar um comentário