Proposta de Atividade Inclusiva e Fonte LIBRAS Para Textos No Word ou PPS

 Inclusão Nas Aulas de Inglês 

( Indicado para 6º ano, podendo ser adaptado para outros anos.)

               Alguns materiais sobre inclusão postados no Blog foram elaborado na fonte LIBRAS e se vocês não tiverem esta fonte instalada no seu computador não conseguirão visualizar o material na Linguagem Brasileira de Sinais.
Portanto estou disponibilizando a fonte para que vocês possam baixá-la e instalá-la.
Siga as instruções abaixo quando clicar no link para baixar a fonte LIBRAS. 

- Quando você clicar sobre o link abrirá uma nova página que certamente mostrará uma mensagem dizendo: "Não foi possível gerar uma visualização do documento. Tente novamente mais tarde." ou ainda: "clique aqui para baixar o arquivo original"(nesse caso clique no local indicado)

Não se assuste! Tá tudo certo! Continue o procedimento.

- Clique na seta para download no canto superior esquerdo da tela. Vai carregar a mesma página mas se você observar nos seus downloads verá que o arquivo " FonteLibras.ttf " estará lá.
- vá nos seus downloads, localize o arquivo FonteLibras.ttf mas não abra.
- Clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo e copie
- Vá no painel de controle do seu computador, procure o ícone "Fontes" e abra-o. Cole o arquivo FonteLibras.ttf dentro desta pasta "Fontes".
- Quando você digitar um arquivo no word ou pps você pode selecionar a fonte para LIBRAS2001 (Datilologia) como você faz pra selecionar "Arial", "Times New Roman", dentre outros.
- Lembre-se que para visualizar o material de inclusão postado no blog você precisará ter esta fonte no seu PC.

Clique aqui : FONTE LIBRAS


__________________________________




Proposta de atividades

O desafio atual na educação dos surdos tem sido buscar material visual que contribua para a aprendizagem da língua escrita deles.
As atividades propostas oferecem aos alunos surdos a oportunidade de participar da aula, interagindo com ouvintes, de modo que tenham acesso ao conteúdo.
Como os surdos frequentam o ensino regular, a turma é composta por surdos e ouvintes. Desse modo, todos precisam ter acesso ao conteúdo. As atividades propostas permitem a participação de ambos. O conteúdo contemplado será as cores em inglês.
Os recursos utilizados serão cartões previamente preparados para a apresentação da cores, como sugerido no exercício abaixo, bem como, jogo da memória em cartões. Folhas impressas com as atividades elaboradas o fornecidas nessa página.
Durante a aula, haverá momentos em que será necessário um ambiente calmo e tranquilo para a aquisição da forma escrita do vocabulário por parte dos surdos. Os alunos ouvintes não terão acesso, nessa aula, a forma escrita, desenvolverão as atividades associando a escrita com o som das palavras. No decorrer da aula serão desenvolvidas atividades em duplas e em grupos também, interagindo os surdos com os ouvintes.
O trabalho com as cores não deve ficar só nisso. É importante que o aluno surdo tenha material do conteúdo escrito, com atividades ilustradas e sinalizadas que o coloquem em contato com a língua escrita. É necessário explorar também o conteúdo trabalhado em situações de vivência, contextualizando o conteúdo.
As atividades propostas serão desenvolvidas com o número real de alunos surdos e ouvintes presentes na sala de aula. Com um número menor de alunos nessas turmas os resultados seriam melhores, pois haveria mais tempo para repetições e acompanhamento individualizado.
De início, para a apresentação do vocabulário o professor deve preparar cartões com as cores a serem ensinadas. No verso dos cartões deve-se escrever o nome da cor em inglês, de modo que o professor irá, estrategicamente, colocar os alunos surdos nas primeiras carteiras. O professor levantará o cartão com a cor desejada, pronunciará o nome da cor em inglês e os ouvintes repetirão em inglês. Para os alunos surdos, o professor oferecerá o verso do cartão com o nome da cor escrita em inglês. O aluno surdo precisa de estratégias visuais para aprender a escrita das palavras.
Após várias vezes repetidas e mostradas as palavras, o professor organizará a turma em duplas e orientará para que perguntem e respondam:
What´s your favorite color?
My favorite color is ............
e, com os surdos, se houver a presença de intérprete, pode ser em sinais, ou datilológico:





 O professor, na seqüência apresenta um jogo da memória, preparado anteriormente, com as cores e o nome delas em inglês, que pode ser desenvolvida em grupos maiores misturando os surdos com os ouvintes e, por último apresenta a atividade escrita, abaixo proposta, que pode ser feita como tarefa de casa.
Esta atividade também poderá ser destinada aos ouvintes que irão localizar os nomes das cores em inglês e depois escrevê-las ao lado:




  


Para a avaliação do conteúdo a sugestão seria avaliar solicitando produção de  cartazes, painéis com os nomes das cores relacionando gravuras que indiquem essas cores. Em seguida, com a ajuda do intérprete, pedir aos alunos surdos que elaborem frases descrevendo o que tem nas gravuras. O professor escreve em inglês as frases no quadro. Os ouvintes praticam lendo-as. Todos anotam em seu caderno.

Em breve publicarei os Flash Cards que confeccionei na datilologia (LIBRAS) para servir de suporte e sugestão de atividade com outros conteúdos e temas do CBC de Língua Inglesa.



See you soon!!!
Kisses


4 comentários:

Unknown disse...

Oi. Bom dia. Muito boa a sua iniciativa. Estou tentsndo utilizar seus flashcards em libras .mas não condigo abrir.

nildes disse...

amei tudo! principalmente as fontes! obrigada! encantada com seu trabalho! parabéns!

Elaine - Língua Estrangeira disse...

Olá Luciene!
Desculpe a demora em responder.
Estive afastada do inglês e não vi sua postagem.
Vc conseguiu solucionar o problema?
Estou a disposição no whatsapp 35988004141
Bjs

Elaine - Língua Estrangeira disse...

Olá, Teacher!?
Muito tempo sem resposta, né?
Me conta como andam os trabalhos por aí!
Fiquei afastada do onglês um tempo, por isso não respondi.
Estou à disposição pelo whatsapp 35988004141
Kisses.

Postar um comentário